Por que Homem-Aranha no Aranhaverso foi um fracasso no Brasil?

Por que Homem-Aranha no Aranhaverso foi um fracasso no Brasil?

Por que Homem-Aranha no Aranhaverso foi um fracasso no Brasil?

  Se você leu os maravilhosos textos de bilheteria aqui no Legado da Marvel escritos pelo Tiago, você deve saber que a performance de Homem-Aranha no Aranhaverso no Brasil...

Por que Homem-Aranha no Aranhaverso foi um fracasso no Brasil?
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



 


Se você leu os maravilhosos textos de bilheteria aqui no Legado da Marvel escritos pelo Tiago, você deve saber que a performance de Homem-Aranha no Aranhaverso no Brasil foi bizarra. Foi um dos filmes da Marvel recentes de menor bilheteria, sendo a menor bilheteria da Marvel desde Quarteto Fantástico. Sim, aquele terrível e horroroso filme de 2015.

 


Mas, por que? Você deve estar se perguntando. Por que o ganhador do Globo de Ouro e do Oscar não cativou o público brasileiro? Estive pensando nisso há alguns dias. É fácil culpar a data, ou falta de divulgação da Sony, mas seria mesmo esse o motivo? Não sei, mas podemos citar todos os pontos e pensar sobre eles. Então, vamos? Vem comigo:

 


Disputa Acirrada

Shameik Moore in Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018)

 


Homem-Aranha no Aranhaverso estreou nos EUA no dia 14 de dezembro, junto com A Mula (rsrs) e Máquinas Mortais, dois filmes inofensivos com relação à bilheteria. O longa estreou com 35 milhões, com uma bilheteria rasa para uma animação tão bem aprovada, e pelo amor de Gavigod, do HOMEM-ARANHA! O filme estreou nos EUA uma semana antes de Aquaman e Bumblebee, e o final a gente já sabe: Aquaman foi um estouro e Bumblebee decepcionou demais (só com relação a bilheteria, porque o filme é maravilhoso, mas vamos parar pois aqui não é Legado dos Transformers).

 

Aranhaverso continua a sua campanha nos EUA, já perto de seu fim. Sua bilheteria atual é de 190 milhões, sendo quase impossível que alcance a marca dos 200 milhões. Toda a campanha de Aranhaverso nos cinemas americanos representa 8 dias de Homem-Aranha: De Volta ao Lar nos cinemas. O que é bizarro, mas tudo bem, Marvel Studios e Tony Stark, a gente até entende.

 

Em comparação, Aranhaverso teve uma bilheteria quase que similar ao filme do Homem-Aranha com a menor bilheteria americana até Aranhaverso chegar, O Espetacular Homem-Aranha 2. Espetacular 2 é um filme que o tempo nos fez agradecer por ele ter existido. Motivos disso? Sem este filme, o Homem-Aranha não estaria de volta à Marvel Studios.

 

Espetacular 2 foi um fracasso completo, seja de bilheteria ou de crítica. O filme terminou sua campanha com 202 milhões, e como disse ali em cima, Aranhaverso conta com atuais 190 milhões. Não é tão distante um do outro, você deva estar pensando. Mas vamos entrar numa questão: Espetacular 2 estreou com 91 milhões, quase o triplo do que Aranhaverso estreou. O filme só caiu dia a dia, boca a boca ruim e desinteresse.

 

Com Aranhaverso, foi o contrário. Estreou com 35 milhões e foi crescendo de semana à semana. Boca a boca bom, famosos falando bem, ganhando Globo de Ouro, ganhando Oscar… e mesmo assim, ainda é o filme do Homem-Aranha de menor bilheteria dos cinemas. O que será que aconteceu? Agora, vamos para a outra questão.

 

Marketing Indeciso

 

O marketing de Homem-Aranha no Aranhaverso era estranho. Por ser um filme de animação, os sensatos pensavam que o longa ia seguir o padrão de marketing infantil, para que quando chegássemos ao cinema, o filme nos surpreendesse com uma aventura tanto para crianças tanto para adultos. Isto é uma estratégia adotada pela Pixar há anos. Pode-se reparar, filmes por exemplo, clique aqui para assistir ao trailer de Viva – A Vida é uma Festa. Mas que porcaria é essa, né? Eu lá vou ver filme de cachorro atrás de um osso…

 

Mas aí chegou o filme, e só de ouvir “Lembre de Mim” eu já estava chorando. A Pixar faz esse marketing há anos, seus trailers são infantis e bobos, o filme é para adultos e crianças. A Sony não soube, nem um pouco, trabalhar o marketing. Aranhaverso tinha trailers que não empolgavam, e que não se decidiam se eram pra adultos ou para crianças. A Sony tentou vender como duas coisas, mas acabou mesmo é dando a entender que seu filme era vazio e pura ganância.

 

E não é nem um pouco isso. Como a crítica aqui no site do Legado da Marvel falou, Aranhaverso é “só” um dos melhores filmes do Homem-Aranha já feitos, juntinho com o Homem-Aranha 2 de Tobey Maguire. Vendo os trailers de Aranhaverso, era muito fácil achar que era só mais uma tentativa da Sony de arrancar dinheiro com os personagens da Marvel, assim como Venom, que vamos combinar, não tem a melhor qualidade do mundo. E agora, entramos na última, e talvez mais polêmica, questão…

 

O Público Brasileiro Não Aceita Outro Homem-Aranha

 

Pode-se parecer besteira, mas o público BR é gamado no Peter Parker. Quando foi anunciado que haveria uma animação que focaria em Miles Morales, os odiadores de plantão, os mesmos que já questionavam o Miles nas HQs há alguns anos, vieram a tona para criticar Aranhaverso e a não presença protagonista de Peter Parker. Eles que se enganam, pois Peter, como nunca vimos antes, está até que bastante no filme. Mas claro, o foco é o Miles.

 

Mas como eu cheguei a esta conclusão? Vozes na minha cabeça? Fonte Arial? Não… na verdade, era só ler comentários nas internets antes e durante a estreia do filme. Darei um exemplo, e alertarei fortemente que tapem o nariz, pois o cheiro de bosta vai subir ao ler isto:

 

 

Querer Peter Parker com uma dose de preconceito, talvez? Miles Morales tem como essência PETER PARKER. É um avanço na história, ok? Não é como se Peter nunca tivesse existido, ele existiu, e aí teve o Miles. Me pergunto qual é a dificuldade em aceitar isso, sendo que fãs sempre pedem novos personagens ao invés de “tornar tal personagem negro”. Quando se cria personagem novo, reclamam. Quando pensam em colocar a MJ negra no novo Homem-Aranha, reclamam. Tem certeza que o problema não é  o seu preconceito?

 

O que torna revoltante é que este é o pensamento de muito fã, que cá entre nós, nunca deram uma lida em HQs. Eu também sou o tipo de cara que detesta este argumento de “vá ler HQs”, mas estes aí tão pedindo. É não entender a essência do personagem, eles falam como se eles tivessem nem assistido o trailer. Gente, tem Peter Parker no filme. Mas sim, voltando à raiz do artigo, eu acredito que esses “fãs”, que são muitos, sejam um grande fator do não-sucesso de Aranhaverso no Brasil.

 

O público brasileiro é aquele que perde tempo em discussões fúteis sobre quem é o Melhor Aranha, que o novo Aranha é nutella, que o Peter do Maguire era chorão, e muitas outas bobagens que você pode ler exclusivamente no grupo do Legado da Marvel no Facebook (olha eu divulgando meu grupo de maneira terrível). Estas pessoas existem, e é triste saber que são a maioria. Aquela pessoa que não aceita que, independente da história ser boa ou não, SE NÃO É DO MEU JEITO, EU NEM QUERO.

 

No Brasil, Aranhaverso pode ter o seu Globo de Ouro e Oscar, como nenhum outro filme do personagem teve, mas ele ainda continua, na cabeça dos brasileiros, tendo a necessidade de Peter Parker como protagonista, e SEM MUDAR A COR DO HOMEM-ARANHA, POR FAVOR. Sim, não vamos nem mencionar que tem gente que imagina que Miles Morales na verdade é Peter Parker com outra cor, mas não vamos dar moral pra ignorantes.

 

Se para que As Meninas Super Poderosas existissem, só precisou de “açúcar, tempero e tudo que há de bom”, para Homem-Aranha no Aranhaverso ser um fracasso em território nacional, só precisou de “data ruim, marketing ruim, e todo o pré-ódio possível”. Graças à Gavigod, já temos uma continuação de Aranhaverso agendada e um spin-off com as minas, que certamente deixará este público P DA VIDA. Nem sempre o ódio vence. Obrigado por fazer Homem-Aranha no Aranhaverso existir, Sony e Phil Lord <3.

 

Qualquer um pode vestir a máscara.

Resultado de imagem para spider man into the spider verse oscar photo

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL